AGATRA – Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas, fundada em fevereiro de 1980, é uma sociedade civil sem fins lucrativos e de caráter representativo, recreativo e cultural, com personalidade jurídica de direito privado, situada na avenida T-1, esquina com T-51, setor Bueno, Goiânia – GO.

No início, a AGATRA contava com um pequeno espaço no prédio do Tribunal, na Praça do Cruzeiro, no setor Sul. Posteriormente, junto com o TRT, mudou-se para uma nova sede, no setor Bueno novo endereço, a AGATRA ocupou primeiramente um pequeno espaço, destinado à máquina fotocopiadora. Logo, no entanto, foi construída sua sede própria, dentro do Tribunal, com a ajuda dos associados e com a autorização do então presidente do TRT. Nesse caminho, outros tantos homens e mulheres surgiram com bravura e determinação, conduzindo os rumos da Associação até a presente data.

Nossa entidade nasceu com pouco mais de cem associados e hoje já são mais de mil. No começo, a idéia principal era amparar os advogados trabalhistas. Atualmente, a Associação se apresenta como espaço voltado inteiramente aos advogados, sendo que todos dela podem se beneficiar sejam associados ou não. Além de manter-se fiel ao propósito inicial, a AGATRA se consolidou também em estrutura e participa ativamente do dia-a-dia dos advogados trabalhistas.

Há 30 anos, homens corajosos, de espírito elevado e com desprendimento do individual, deram início à entidade. Elaboraram o primeiro estatuto e convocaram os advogados trabalhistas. Apresentadas as propostas, foram feitas as modificações necessárias e então votado. Estava criada a Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas.